20 Conselhos para meus filhos

Li um artigo hoje de uma mãe que deixa 20 conselhos para seus filhos e  nos instiga a dar aos nossos 20 conselhos (repetir mais 20 ou os mesmos 20 a cada 3 anos). Imaginando que você nunca pudesse dize-los, um guia à distância...
E é incrível e aterrorizante pensar nisso, por que, essa ideia de deixar registrado algo importante e não estar lá, mexe, já que conselhos, são ideias e fatos que nos abastecem em nossas mais intimas certezas, e paras os filhos...
Pensar sobre o que importa para mim e que conselho dar aos meus filhos se fosse a última coisa que eu poderia dizer-lhes, não foi tarefa fácil, mas fiz sem pensar muito, para que daqui a algum tempo poderíamos rir ou concluir disso tudo, e assim, cheguei as minhas primeiras 20 coisas que eu gostaria que o Luan e a Maria, soubessem, entendessem e vivessem:
1. A inteligência, não é uma métrica, rígida, calculada e perfeita, concentrem-se naquilo em que são bons, aperfeiçoem-se naquilo que faz as suas mentes sorrirem, o resto, é resto, deixe-as irem lado a lado ou deixe-as lá atrás, não carreguem suas vidas naquilo que não soma. O fato de irem bem em algumas matérias e mal em outras, não determina, a inteligência ou capacidade de ninguém, esforcem-se para cumprir o que lhes é determinado e vivam cada etapa sem o peso de serem os melhores naquilo que não soma,e não diz quem realmente são.
2. Meus amores, a felicidade é uma escolha, não existe isso de procurar algo para ser feliz, assim que algo fizer vocês sorrirem por dentro, a procura deve ser diária, para não deixar ela sumir, se apagar. O dia a dia, vai mostrar o porto onde devem ancorar suas energias para serem mais e mais felizes. Não fiquem aguardando o melhor momento, algo ou alguém, para serem felizes. A felicidade é uma soma de pequenos prazeres, vejam isso, e a cada conquista será um combustível a mais para a realização e o verdadeiro “encontro” da felicidade.
3. Aprendam a amarem a si mesmos, e acima de qualquer atividade ou amor, nunca, nunca, nunca, dispensem o cuidado de si mesmos, isso não é egoísmo, é amor! Um tempo para vocês, é como limpar uma casa suja, acreditem, as pessoas gostam de visitar lugares limpos e lindos. Cuidem-se, amem-se, procurem um hobby saudável para harmonizar-se com vocês mesmos, assim, vocês sempre terão mais de vocês para o mundo.
4. Acreditem! As pessoas que te olham de cima para baixo, que tentam depreciar qualquer pedacinho de vocês, não merecem 1 segundo de atenção. Não merecem seu pensamento, sua tristeza, seu caos interno. Não tentem muda-las, perdoe-as e sigam seus caminhos, o problema está nelas, não em vocês! Em contramão, ninguém cresce na crítica, se um de vocês entrou nesse caminho, recue, agora! Lembrem-se da regra de 1 dedo apontado volta 4! Palavras, são poderosas, não deixem que usem negativamente contra vocês e não as usem contra ninguém.
5. Embora eu tenha dito e vá dizer, não desistam! Tentem! Existem momentos na vida, em que parar, “desistir”, largar aquilo que pensamos que é “o sonho”, é o melhor a se fazer. Saber quando seguir, quando recuar, quando recomeçar é uma arte, e o tempo sem a angustia do peso de TER QUE FAZER DAR CERTO, vai encaminhar as coisas, mas saibam, as vezes sair da zona de conforto é o melhor que a vida pode oferecer, para que vocês conheçam a força incrível que vocês tem. Quando eu falo de não desistir, é que algumas coisas na vida requerem, mais trabalho duro que outras, porém, não vivam dando murros em ponta de faca em nenhuma situação, analisem onde deve existir, resiliência, coragem, força, e onde não vale mais nenhum esforço.
6. Luan e Maria, esse talvez seja o principal dos conselhos, prestem atenção! Nada na vida ACONTECE... vocês não podem sentar no sofá de casa com grandes sonhos e objetivos e esperar que tudo caia do céu. É preciso trabalhar, trabalhar as ideias, os planos, as pessoas. É necessário acordar todos os dias, com a maquina ligada no ON eterno de conquistar. Tem dias mais fáceis que outros, mas as recompensas do esforço diário vem em abundância, mas sem esforço, será uma eterna corrente de frustrações e sem ninguém para culpar. Tomar decisões e trabalhar duro por elas, lhes dará no mínimo o prazer de não viver com o: - “Como poderia ter sido?”.
7. Conheçam suas famílias, perguntem, falem, cobrem, instiguem, argumentem, são parte de vocês, e saber a história da gente, boa ou ruim, reconstrói partes nossas que as vezes não entendemos. Família, é uma parte da gente que nunca morre, é nosso amparo, refugio e diversão, é onde somos nós, onde tem amor incondicional, onde podemos reorganizar os defeitos e potencializar nossas qualidades. Na dúvida, volte pra casa, pro ninho, pra família, respire e tome suas decisões.
8. O medo é um pesadelo acordado. Não permitam que o medo paralisem vocês, nossa mente pode criar coisas absurdas e que provavelmente a maioria nunca acontecerão, porém se deixarem o medo dominar, serão detidos de irem atrás do que realmente sonham. Enfrente pequenos medos, assim saberá como contornar ou enfrentar os grandes, o medo só domina e paraliza, aquele que permite.
9. Investir todo seu tempo e esforço em coisas, pode tornar seus dias um fardo, as coisas materiais, trazem um prazer inimaginável, de poder, felicidade e conquista, porém a longo prazo, não será isso que irá importar, e em alguns momentos poderá ser necessário deixar alguns desejos de lado, para um bem maior, se aprenderem, que dinheiro é bom sim, mas não é tudo, não será difícil a espera do que desejam.
10. Respeito. Aprendam que vocês não tem obrigação de gostar de tudo e de todos, vocês não precisam concordar com tudo, e nem de todos concordar com vocês. Porém, para um mundo mais agradável, o respeito é a chave. Respeite a opinião, os desejos, os sonhos e vontades das pessoas. Não concorda, ok! Mas, respeite. E se entrar em uma discussão, sobre qualquer coisa, argumente, discussão estúpida, com ideias copiadas Ctrl C + Ctrl V, já temos o suficiente no mundo hoje. Vocês são a geração da viralização de pensamentos, não usem, por favor, essa benção, sem conhecimento, sem aporte, e sem o minimo de respeito e capacitação no que dizem, para outras pessoas.
11. A sociedade (Não generalizando), As escolas (Não generalizando), As pessoas (Não generalizando) super valorizam as falhas, acredito EU, que ao apontar um defeito, com potência total a alguém, o outro se sente protegido de não ver as próprias falhas, por isso, não repitam isso, e quando ocorrer com vocês, não se apeguem a algo que não deu certo, um mau passo pode ser a melhor coisa que poderia acontecer a você, pois te leva a recomeçar (Lembra da zona de conforto na 5?), lembrem-se se houver um tropeço, de cada qualidade incrível que vocês tem. Permitam-se errar, quebrar, ficarem confusos, será mais fácil identificar o que querem e o que faz vocês felizes.
12. Existe uma força criadora de todo universo, seja lá qual for o nome que faça sentido para cada um de vocês, há um Deus que fala, ouça, deixe-o guiar vocês no caminho do bem. O criador está sim em tudo, e de alguma maneira ele mostra uma saída, uma dádiva, um milagre, creiam, a fé fortifica, cria, apoia, regenera.
13. Livre – arbítrio, vocês são criaturas livres, façam escolhas que não pesem no seu emocional, não se magoem e não se culpem por escolhas mal sucedidas, vai passar, a dor é uma escolha, não fiquem sofrendo por que algo não saiu exatamente como imaginaram. As escolhas podem levar vocês a lugares fantásticos, e a vida é curta demais para se apegar ao que não deu certo. Tomem suas decisões e escolhas com o seguinte pensamento : - Irá magoar ou ferir alguém? – Irá forçar alguém ou a mim a algo? – É Ilegal? – Se eu fizer, quais as possíveis reações? Depois de analisar, e vocês tiverem as respostas, decidam nas apostas com as possibilidades de acertos e erros nas mãos, assim, as consequências, já serão esperadas em 50% e as frustrações e realizações, serão mais seguras.
14. A humanidade é estranha mesmo! Não fiquem bravos ou tristes por algo bom ou legal que fizeram e alguém falou mal, a opinião de alguém que não importa, não deve mudar as suas opiniões para o que importa. Não sei explicar por que, mas algumas pessoas, sentem o prazer de diminuir algo legal, de falar mal, de tentar destruir algo bacana, pelo simples motivo de fazer. Não deixem que essas pessoas, impeçam vocês.
15. O amor, pode fazer vocês se sentirem bem, pode mudar todo seu mundo, porém cautela, o amor também pode deixar tudo confuso. Não permitam que qualquer ser humano, entrem em suas vidas diminuindo, será bom se somar. Essa é a regra, simples, não é? Mas, nem sempre será fácil de ver e perceber essa regra, tenham certeza do amor de vocês, tenham consciência plena de vocês e então se permitam a esse sentimento lindo.
16. Não confundam colegas, com amigos, essa é uma relação perigosa e triste. Amigos são para longo prazo, para tempos e coisas que provavelmente vocês nem imaginam agora a importância de tê-los. Por isso, ao achar um Amigo, conserve-o com cuidado, com amor e respeito. Lembrem-se as pessoas gostam e ficam onde se sentem amadas, mesmo distante, os verdadeiros amigos estão ao seu lado, sem que você ofereça algo a elas. Se tiver que oferecer algo em troca dessa amizade, seja atos ou coisas, não são amigos, são colegas. Vocês e seus amigos, são indivíduos únicos, não os copiem, não façam seus desejos para que eles gostem de vocês, não os sigam se acharem que algo não esta certo ou legal, no final, pode sobrar apenas vocês e as consequências de uma amizade assim.
17. Estudem, estudem, estudem, estudem, não parem de estudar, estudem assuntos novos, descubram coisas novas, se aperfeiçoem em suas profissões. Usem seus professores, eles são instrumentos maravilhosos no auxilio de conhecimento. Questionem, aproveitem esse período de aprendizado, aproveitem seus professores, embora não pareça eles sabem mais do dizem, e dentro de suas áreas, podem te mostrar um mundo que você não faz a menor ideia de como ele é!
18. Não tenham vergonha de pedir desculpas ou de admitir que errou, perdoem sempre e o máximo que puderem; Mas não peçam desculpas por serem quem vocês são. Perdoem vocês mesmos, não carreguem culpas...
19. Não se questionem sobre a minha vida em relação à vocês, eu não trocaria nada do que foi, ou qualquer sacrifico feito por vocês. Eu vejo recompensas que não podem ser mensuradas em ter vocês em minha vida. Qualquer coisa que poderia ter sido, não teria vocês, não existiria o Nós, e não consigo imaginar um mundo assim, então aqui, tudo certo.
20. Filha, teu irmão é uma alma doce, um porto seguro, um anjo que podemos contar sempre, não acredite nesse jeito meio “frio”, é a forma que ele aprendeu de não demonstrar que ama tanto, presta atenção, no que ele diz, nas entrelinhas, no sorriso quando ele te vê, quando ele te pede abraço, reconheça o olhar de ansiedade e o sorriso firme de conquista. Filho, aprende com a irmã, a alegria de rir à toa, de pedir amor, de pedir espaço, de ser feliz com coisas bobas e pequenas, ao ficar mais velha, ela continuará te fazendo rir em dias mais difíceis, será seu desassossego de ciúmes e teu colo de paz. Encontrem uma forma de unir esses anos de diferença para que possa ser uma relação de eterno aprendizado, amor, cumplicidade e paz. Vocês são um elo, que juntos podem formar uma corrente forte e poderosa. Apoiem-se! Ter um irmão amigo é tudo de bom nessa vida!

Beijos de amor.... Fernanda Biazus 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
O Seu comentário é muito importante para nós!
Porém, dados pessoais e pedidos com nomes e histórias não serão publicados, para não expormos ninguém. Nem sempre respondemos a todos os contatos e e-mail, mas certamente colocaremos a todos em oração.
Gratidão!