segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Exercício para Reforma Íntima (Filtro – Parte 1)

Os três filtros de Sócrates: verdade, bondade e utilidade.
Certa feita, um homem esbaforido chegou-se a Sócrates e sussurrou-lhe aos ouvidos:
— Escuta, na condição de teu amigo, tenho alguma coisa muito grave para dizer-te.
— Espera!… disse o sábio prudente. Já passaste o que me vais dizer pelos três filtros?
—Três filtros?! – perguntou o visitante, espantado.
— Sim, meu caro amigo, três filtros. Observemos se tua confidência passou por eles. O primeiro, é o filtro da verdade. Guardas absoluta certeza, quanto àquilo que pretendes me comunicar?
— Bem, pensou o interlocutor, assegurar mesmo, não posso… mas ouvi dizer e… então…
—Exato. Decerto peneiraste o assunto pelo segundo filtro, o da bondade. Ainda que não seja real o que julgas saber, será pelo menos bom o que queres me contar?
Hesitando, o homem replicou:
— Isso não!… Muito pelo contrário…
— Ah! – tornou o sábio – então recorramos ao terceiro filtro: o da utilidade, e notemos o proveito do que tanto te aflige.
– Útil?!… – questionou o visitante ainda agitado.
– Útil não é…
— Bem – rematou o filósofo – se o que tens a confiar não é verdadeiro, nem bom e nem útil, esqueçamos o problema e não te preocupes com ele, já que nada valem casos que não são benéficos ou proveitosos para nós.

💦💦💦💦💦💦💦💦

O exercício sobre filtrar será dividido em etapas, pois temos muitas coisas a filtrar.
Essa primeira história retrata como devemos filtrar as informações que chegam até nós. Qual é o intuito de saber de tudo? Mesmo que aquilo seja ruim, inútil ou ainda uma inverdade?
Temos um vasto espaço no coração e na cabeça. Perceba a quantidade de coisas que chegam até você, que tomam conta dos seus pensamentos e dos seus sentimentos.
Imagine que você tem um copo e ele está até a metade com água suja. Agora imagine que a cada dia você coloca 1 colher de água limpa no seu copo e 10 gotas de água suja. Vai demorar para encher com água limpa? É preciso esforço e disciplina.
Imagine que o seu coração está magoado, com raiva e com medo. E você continua ouvindo as notícias de assaltos, mortes, as fofocas, as mentiras. Mesmo que você ore todos os dias, as orações são as colheres de água limpa que você coloca no seu coração.
Nesse ponto preciso colocar uma nota sobre os noticiários que divulgam tantas mortes e violências. Se desapegue disso. Essa sensação de medo, não te ajuda em nada. Precauções temos que tomar todos os dias e em todos os lugares, mas não abasteça seu coração com medo. Programas que divulgam violência não te ajudarão a encontrar a paz.
Voltando a oração, não estou dizendo que a oração não ajuda, de forma alguma. A oração ajuda sempre. Mas se você medir no seu dia, quanto de coisas edificantes e boas você ouve, assiste e faz, e quanto chega em você de coisas ruins.
Encha o seu coração de água limpa e eventualmente terão 2 gotinhas de água suja, que facilmente você conseguirá limpar. Inverta a proporção do copo. Deixe a sua vida se encher de coisas boas.
“O mal não merece comentários, pois só traz resultados desagradáveis. Qualquer palavra produz vibrações, que atraem vibrações semelhantes. Portanto, o comentário sobre o mal atrai vibrações pesadas e nocivas. Fale apenas a respeito de coisas belas e boas, comente o bem e as ações nobres, e permanecerá envolvido por uma onda de paz, de alegria, de bem-estar.” Em Minutos de Sabedoria.
O exercício dessa semana é começar a mudança. Comece desligando o noticiário. Te garanto que você não vai sentir falta. Se você procurar, vai encontrar coisas boas para ocupar seu tempo.

Tania Scherer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
O Seu comentário é muito importante para nós!
Porém, dados pessoais e pedidos com nomes e histórias não serão publicados, para não expormos ninguém. Nem sempre respondemos a todos os contatos e e-mail, mas certamente colocaremos a todos em oração.
Gratidão!