Exercício para Reforma Íntima (O repouso na medida correta)

Adão aparece dormindo logo no capítulo 2 de Genesis. Em certa ocasião Jesus disse aos seus discípulos: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco” (MC 6,31). O pregador Charles Spurgeon, que lutou anos contra a depressão, disse, em seu sermão, O sono peculiar dos santos: “O sono é o melhor médico que eu conheço. O sono tem cicatrizado mais dores nos ossos que os mais eminentes médicos sobre a terra”.
Dormir bem é um dom de Deus: “O Senhor concede o sono àqueles a quem Ele ama”. (Sl, 127,2). Além disso, a Bíblia afirma que Deus cuida de nós, e, por isso, podemos e devemos repousar em paz: “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém” (Sl 3,5); “Em paz me deito e logo adormeço, pois só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança.” (Sl. 4.8).
Neste início de século 21, a humanidade tem se deparado com novas patologias e crises provocadas pela tecnologia. Por exemplo, muitas pessoas sofrem da “síndrome da vibração fantasma”, ou seja, volta e meia têm a impressão de que seu telefone celular está tocando no bolso ou na bolsa, quando, na verdade não está. Existe o “vício em portáteis”: o indivíduo não larga o smartphone ou o tablete, e fica atualizando as redes sociais de segundo em segundo....
Uma boa noite de sono é fonte de saúde sistêmica para o organismo. O descanso de boa qualidade melhora a percepção, aguça a memória, desenvolve a capacidade de raciocínio, regula a pressão arterial, previne enfermidades cardiovasculares e metabólicas, relaxa a mente, promove o bem estar muscular e melhora o humor e o desempenho geral. Mas, com a realidade da vida moderna, nem todos conseguem dormir e repousar o suficiente. Os especialistas tem feito de tudo para combater a insônia, que já pode ser considerada um mal do nosso tempo.”. (Livro: Formigas: lições da sociedade mais bem sucedida da terra).

💤💤💤💤💤

O exercício dessa semana é começar a implantar uma rotina que melhore as suas noites de sono:
- Siga horários regulares para dormir e despertar;
- Vá para a cama somente na hora de dormir;
- Faça de seu quanto um ambiente saudável;
- Não dispense orientação médica caso deseje usar medicamentos para dormir;
- Não exagere em café, chá e refrigerantes;
- Pratique atividade física em horários adequados;
- Jante moderadamente, com alimentos leves e em horário apropriado;
- Não leve os problemas para sua cama.

Tania Scherer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
O Seu comentário é muito importante para nós!
Porém, dados pessoais e pedidos com nomes e histórias não serão publicados, para não expormos ninguém. Nem sempre respondemos a todos os contatos e e-mail, mas certamente colocaremos a todos em oração.
Gratidão!